John Peter Hornung

1890

John Peter Hornung e um pequeno grupo de investidores resolveram explorar extensas propriedades de cana-de-açúcar que possuíam em Moçambique e fundaram a “Companhia do Assucar de Moçambique”. Como na altura Moçambique era uma colónia Portuguesa, John Hornung achou que Lisboa era o local adequado para construir uma refinaria.

1909

A 12 de Março de 1909, o rei D. Manuel II acompanhado do seu tio, o príncipe D. Afonso, inaugurou oficialmente a refinaria em Alcântara – Refinaria Colonial. Nessa altura, a capacidade anual instalada era de 20,000 toneladas de açúcar e produzia-se principalmente açúcar areado (branco e amarelo).

1920

A “Companhia do Assucar de Moçambique” foi rebaptizada Sena Sugar Estates, Lda (S.S.E.).

1950

A Refinaria Colonial tornou-se uma empresa independente com as acções a pertencerem à S.S.E., sendo o seu nome alterado para SIDUL – Sociedade Industrial do Ultramar, SA.

1967

Durante os anos 60, a indústria de refinação de açúcar em Portugal sofreu profundas alterações. Neste contexto, nasce a SORES (Sociedade de Refinadores de Santa Iria, SA), resultante da fusão de pequenas refinarias. No entanto a SORES só coloca açúcar no Mercado em 1970, com uma capacidade de produção instalada na ordem das 260 toneladas por dia. A SORES foi construída de raiz em Santa Iria de Azóia a cerca de 10 Km a norte de Lisboa.

1969/70

No sentido de acompanhar o desenvolvimento tecnológico da indústria de refinação, são introduzidas as maiores alterações na Sidul, instalando-se um processo de refinação ao nível do que existia de mais evoluído na indústria de refinação do açúcar em todo o mundo. Nessa mesma época, são instaladas as primeiras máquinas de formação e enchimento automático de pacotes de 1Kg para utilização doméstica. Iniciou-se também o abastecimento da indústria com açúcar a granel em camião cisterna.

1980

Os accionistas da S.S.E. depois de perderem as fábricas localizadas em Moçambique (devido à independência em 1975) decidiram formar uma nova empresa com os activos localizados em Lisboa – Alcântara – Sociedade de Empreendimentos Açucareiros,SA.

1986

A Alcântara – Sociedade de Empreendimentos Açucareiros, SA compra as acções da SORES pertencentes à família Espírito Santo, passando a ser então o maior accionista da SORES.

1993

A Tate & Lyle adquire a totalidade do capital da Alcântara – Sociedade de Empreendimentos Açucareiros, SA.

2010

O Grupo ASR – American Sugar Refining – compra o negócio europeu do açúcar ao Grupo Tate & Lyle.