Açúcar de Origem 100% Sustentável

O que queremos dizer com sustentável?

Uma origem 100% sustentável, significa que só compramos rama de açúcar para a Sidul, a fornecedores que respeitem e trabalhem com os mais elevados padrões ambientais e sociais, com uma gestão responsável, e que defendam os direitos humanos.

Estes fornecedores ou são certificados de acordo com um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente, ou são verificados através do nosso Programa de Fornecimento Ético.

Processo de Fornecimento de Açúcar

1. O açúcar tem origem nos campos como cana de açúcar. Os agricultores que plantam cana de açúcar, colhem-na e entregam-na nas unidades de processamento locais. 

2. A cana segue para uma unidade de processamento local onde é esmagada, passando por um difusor de água, onde o suco obtido é cristalizado, transformando-se em rama de açúcar. A fibra que sobra do processo de esmagamento é chamada bagaço. A maioria das instalações locais usa o bagaço como principal fonte de combustível.

3. A rama de açúcar é então transportada em navios para as nossas refinarias. Fretamos até 15 navios por ano, para transportar rama de açúcar de África, e da América do Sul e Central até à refinaria da Sidul.

4. Na refinaria é refinado e embalado. No processo de refinação, são filtradas grandes quantidades de rama de açúcar para eliminar impurezas e produzir uma ampla variedade de açúcares morenos e branco. Os produtos são embalados e enviados para clientes industriais e retalhistas.

 

O Nosso Compromisso com a Comunidade e o Ambiente

No Sidul, apoiamos as comunidades e o meio ambiente do qual dependemos todos os dias para o sucesso do nosso negócio.

Fornecimento Sustentável

Uma origem 100% sustentável, significa que só compramos rama de açúcar para a Sidul, a fornecedores que respeitem e trabalhem com os mais elevados padrões ambientais e sociais, com uma gestão responsável, e que defendam os direitos humanos.

Estes fornecedores ou são certificados de acordo com um padrão de sustentabilidade reconhecido internacionalmente.

Ou, quando as políticas comerciais e agrícolas da UE nos impedirem de aceder a açúcar certificado, compraremos a fornecedores verificados através do nosso rigoroso Programa Ético de Fornecimento.

Sabor do Ano - Sustentável

O Açúcar Branco de Cana Sidul foi aprovado Sabor do Ano Sustentável 2021, provado e aprovado por consumidores portugueses.

O produto foi provado e aprovado por um painel de 80 consumidores, numa prova cega, onde os seguintes critérios foram avaliados: sabor, odor, textura, aspeto e satisfação geral.

Prevenção da Escravidão Moderna

Trabalhamos com a Fairtrade desde 2008, onde temos feito uma contribuição positiva para milhares de pequenos produtores de cana-de-açúcar. A nossa principal origem da Fairtrade é o Belize, na América Central. Todos os pequenos produtores de cana do Belize são membros da Fairtrade producer associations. Desde 2008, as associações de produtores de cana do Belize têm investido em projetos para garantir a conformidade dos seus membros com os padrões da Fairtrade e para melhorar os meios de subsistência das suas comunidades.

Atualmente, os principais temas dos projetos são a prevenção de trabalho infantil ou forçado, a saúde e segurança nas plantações, igualdade de género, saúde comunitária, biodiversidade e produtividade do agricultor.

Desenvolvimento da Comunidade

A Lorena Correa produz e vende pimenta moída e óleo de coco para complementar o rendimento familiar. Como parte do projeto que incentiva as mulheres a serem empreendedoras a Lorena foi apoiada pelo Belize Sugarcane Farmer Association que lhe forneceu um novo equipamento para substituir o seu velho moinho manual.  Agora consegue produzir uma maior quantidade de pimenta ganhar mais dinheiro, permitindo que a filha frequente a escola.

A Nossa Comunidade Local

Na Sidul apoiamos a nossa comunidade, por isso doamos anualmente cerca de 1 tonelada de açúcar a Organizações sem Fins Lucrativos e às Juntas de Freguesia locais, para que possam apoiar quem mais precisa. Adicionalmente este ano, com vista a diminuir os efeitos causados pela situação pandémica atual, doámos mais de 1 tonelada de açúcar para a Rede de Emergência Nacional.

O Nosso Compromisso com a Sustentabilidade

Até 2030 pretendemos:

  • Reduzir o consumo de água em 55%
  • Reduzir as nossas emissões líquidas de GEE em 50%
  • Reduzir o nosso fluxo total de resíduos sólidos
  • E em simultâneo prosseguir e manter a nossa conquista de desperdício zero para aterro sanitário