Bolos, Videoreceitas

Bolo de Baunilha

  • Guardar

Ingredientes

2 c. chá farinha
2 ½ c. chá fermento em pó
¼ c. chá sal
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 ½ chávena chá Açúcar Fino para Bolos Sidul
115g manteiga sem sal
1 c. chá leite
3 c. chá extrato de baunilha

Buttercream de Baunilha

225g manteiga sem sal à temperatura ambiente
500g Açúcar em Pó Sidul
3 c. chá extrato de baunilha
2 a 4 c. sopa leite para ajustar a espessura

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C por 20 minutos antes de iniciar a massa. Coloque a grelha no meio do forno.
  2. Unte 2 formas de bolo com 20 cm de diâmetro com manteiga e forre com papel vegetal a base.  Combine a farinha, o fermento e o sal numa taça grande. Reserve. Bata os ovos por 30 segundos em velocidade alta. Com a batedeira ainda ligada, coloque o açúcar aos poucos.
  3. Depois bata por 7 minutos em velocidade alta ou até triplicar de volume e ficar branco. Adicione aos poucos a mistura de ingredientes secos previamente preparada. Assim que não vir farinha na mistura, pare de misturar.
  4. Aqueça a manteiga com o leite no micro-ondas durante 2 minutos sem deixar o leite ferver.
  5. Adicione um pouco de massa de ovo à mistura de leite e manteiga para temperar a mistura. Adicione a mistura do leite lentamente à mistura da massa de ovos, coloque a batedeira novamente na velocidade mínima e despeje a mistura de leite na massa de ovos durante 15 segundos e desligue a batedeira.
  6. Raspe as laterais e a base da tigela. Bata na velocidade 1 por 10 segundos – a massa agora deve estar lisa e derramável.
  7. Despeje a massa nas formas previamente untadas e forradas. Bata cada forma de bolo no balcão 3 vezes para eliminar as bolhas grandes.
  8. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar e o palito inserido no centro sair limpo.
  9. Retire do forno. Deixe arrefecer completamente nas formas de bolo e, em seguida, desenforme delicadamente.

Buttercream de Baunilha:

  1. Bata a manteiga na batedeira durante 3 minutos em potência alta até que mude de amarelo para quase branco e fique fofo e cremoso.
  2. Adicione o açúcar em pó gradualmente, batendo lentamente (para evitar uma tempestade de pó), uma vez incorporado, bata em velocidade alta por 3 minutos completos até ficar fofo.
  3. Adicione a baunilha e o leite e bata por mais 30 segundos. Use leite apenas se necessário para torná-lo bonito e macio, mas ainda mantém sua forma (por exemplo, para enfeitar). Use imediatamente.
newsletter

NEWSLETTER

Recebe Doces Momentos no teu email

Veja também:

Bolo de Café