Tradicionais

Pastéis de Nata

PREPARAÇÃO

45 minutos

  • Guardar

Ingredientes

MASSA

250g farinha
250g margarina
1,5dl água
4g sal

CREME

200g Açúcar Fino para Bolos Sidul
8 gemas
5dl natas
2 c. chá farinha
1 casca de limão

Preparação

MASSA

  1. Dissolva o sal na água morna e separe a margarina em 3 partes iguais. Coloque a farinha sobre a mesa e faça uma cova no meio. Deite a água morna na cova e amasse até ficar uma massa homogénea.
  2. Deixe a massa descansar durante 20 minutos.
  3. Estenda a massa por forma a obter um quadrado. Amasse um pouco a margarina por forma a esta obter a mesma consistência do que a massa. Barre com uma terça parte da margarina toda a massa deixando por barrar uma tira com a largura de um dedo a toda a volta do quadrado.
  4. Dobre a massa da seguinte forma: 1º de baixo p/ cima, depois da esquerda p/ a direita, tendo como principal objetivo o perfeito ajustamento das pontas e dos lados.
  5. Estenda com o rolo até formar novamente um quadrado. Barre de novo com o 2º terço de margarina e dobre como anteriormente.
  6. Proceda da mesma forma para o último terço de margarina. Não se esqueça de ir rodando a massa de modo a dobrá-la sempre perpendicularmente à volta anterior.
  7. Estenda a massa. Apare-a e enrole-a como se fosse uma salsicha.
  8. Corte-a em pedaços de 2cm, como se fosse bolachas redondas. Coloque cada bolacha no fundo de formas de pastéis de nata e com a ajuda do polegar levemente molhado em água, estenda a massa de modo a que esta cubra as formas.

RECHEIO

  1. Misture todos os ingredientes e leve ao lume até levantar fervura.
  2. Retire e deixe arrefecer.
  3. Recheie as caixinhas de massa com este creme e leve os pastéis a cozer em forno muito quente.
  4. Sirva polvilhado com Açúcar em Pó Sidul e canela.
newsletter

NEWSLETTER

Recebe Doces Momentos no teu email

Veja também: