Bolos
Coroa de maçã com frutos secos
TEMPO
50 minutos
Ingredientes
| farinha | 550g |
| Açúcar Areado Amarelo Sidul | 160g |
| Açúcar Moreno Intenso Sidul | 50g |
| mistura de frutos secos (pinhões, amêndoas palitadas, miolo de noz e passas) | 150g |
| manteiga | 70g |
| ovos | 5 |
| maçãs | 2 |
| leite morno | 100ml |
| saqueta fermento de padeiro | 1 |
| gema para pincelar | 1 |
| leite para pincelar | 2 c. sopa |
Preparação
- Dissolva o fermento no leite morno. Disponha sobre a bancada o Açúcar Areado Amarelo Sidul e a farinha, misture e forme um “vulcão”. Coloque no interior o leite com o fermento e os ovos e amasse bem até obter uma massa bem homogénea. Molde uma bola, coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar, até atingir o dobro do volume.
- Decorrido o tempo indicado, estenda a massa e barre-a com a manteiga derretida.
- Descasque as maçãs, retire-lhes as sementes e corte em pequenos cubos. Misture os frutos secos com a maçã e o Açúcar Moreno Intenso Sidul e depois espalhe tudo sobre a massa. Enrole em forma de torta, corte ao meio, no sentido do comprimento, e enlace ambas as partes. Una as extremidades, obtendo assim uma coroa.
- Disponha a coroa num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar durante mais 30 minutos. Após esse tempo, pincele com a gema, previamente batida com o leite, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos. Retire do forno, polvilhe com açúcar em pó e sirva.